Abhyanga – terapia ayurvédica

O Abhyanga é uma forma milenar de terapia ayurvédica, envolvendo uma oleação corporal (aplicar óleo morno na pele), que inclui desde o couro cabeludo a planta dos pés, com óleo prensado a frio infundido de ervas naturais, a temperatura deste óleo precisa ser morna.

O óleo a ser usado, a quantidade e até os movimentos realizados na oleação, dependem das características dos Doshas do paciente. Para saber mais sobre os Doshas, leia este post.

Abhyanga não é massagem! Ela é considerada uma ferramenta de autocuidado e manutenção da saúde. Estudos confirmam que o abhyanga apresenta benefícios, e sua recomendação é que a oleação faça parte de nossa rotina diária, esse processo diário pode ser realizado pela própria pessoa, chamado de auto-abhyanga.

Imagem: Canva

Como funciona o abhyanga?

A instrução é que o abhyanga deve ser feito nas primeiras horas da manhã, escolher um local com uma temperatura agradável, para não sentir frio. Deve-se estar em jejum, e realizar antes da prática de qualquer atividade física, para que o calor corporal favoreça a ação do óleo aplicado.

Comumente a oleação dura cerca de 45 minutos a 1 hora, e a quantidade de óleo a ser utilizada é em torno de 1 colher e meia para todo o corpo. Informação muito importante, há duas regras primordiais para a prática do abhyanga, utilizar a técnica de banho maria para amornar o óleo que será utilizado, e este deve ser retirado após 30 minutos a 1 hora do corpo.

A pele é o nosso maior órgão, no contexto da medicina ayrvédica, devemos oferecer à pele somente substâncias que se podem comer, pois a pele metaboliza os nutrientes que entram em contato com ela. Por isso são usados óleos vegetais, prensados a frio e são medicados com ervas e essências naturais precisamente para que se ajustem e equilibrem os três Doshas , e que sejam facilmente absorvidos pela pele.

Porque a pele tem dificuldade em metabolizar óleos minerais e cremes contendo substâncias inorgânicas, armazenando os componentes não metabolizados, que geram por vezes alergias e outras reações a longo prazo.

E após o procedimento abhyanga, evite pegar frio, e tome um banho morno para retirar o excesso de óleo. Epara auxiliar o processo digestivo desse óleo que foi absorvido através da pele, é aconselhado fortemente o consumo de um chá digestivo.

Benefícios

  • Preserva a energia;
  • Auxilia na eliminação de toxinas;
  • Protege contra o envelhecimento precoce;
  • Melhora a visão;
  • Nutre e lubrifica todas as articulações;
  • Melhora do aspecto físico da pele e cabelos;
  • Equilíbrio das funções nervosas;
  • Melhora do sistema linfático;
  • Auxilia na função gastrointestinal;
  • Alívio de dores e tensões musculares;
  • Redução do estresse, ansiedade;
  • Melhora do sono;
  • Promove a libido;
  • Pode auxiliar em tratamentos de drogas, tabagismo e outros.

Cuidados

O abhyanga é considerado um tratamento médico ayurvédico, por isso possui algumas contra indicações. Mulheres grávidas não podem passar pelo processo nos três primeiros meses de gestação, ou mulheres que estejam menstruadas, pois pode ocorrer o aumento do fluxo sanguíneo, pessoas com algum mal estar digestivo como náusea, episódios de vômito, indigestão, diarreia, pacientes com casos de trombose e tromboflebite também não devem fazer o procedimento. A pessoa que estiver com seu poder/fogo digestivo (chamado na medicina ayurvédica de agni) desequilibrado, não deve passar pelo processo de oleação.

O abhyanga tem como objetivo principal nutrir os tecidos que vão dissipar os benefícios para o restante do corpo, respeitando a individualidade de cada paciente e tratando a sua essência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *