Alimentos saudáveis para uma saúde de ouro
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” (Hipócrates). Esta frase dita há milhares de anos atrás está cada vez mais certa e vai de encontro à ciência atual que comprova a relação entre a nossa alimentação e ter uma ótima qualidade de vida. Todos os dias somos bombardeados de opções alimentares que muitas vezes não são as melhores escolhas se você está pensando em longevidade e saúde. E então fica a grande dúvida quais são esses alimentos saudáveis que devo introduzir no meu dia a dia?
Os alimentos tem o poder de contribuir para uma melhora/prevenção significativa em sua saúde cognitiva, cardiovascular, previnem o diabetes, AVC e alguns tipos de câncer. Todos nós precisamos de um equilíbrio entre proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais em nossas dietas diárias para manter um bom funcionamento do nosso corpo. Não há necessidade de eliminar categorias de alimentos da sua dieta, como algumas dietas radicais sugerem, mas sim fazer boas escolhas dentro de cada categoria alimentar.
Carboidratos
Os carboidratos são macronutrientes responsáveis por fornecer energia para o nosso corpo. Evitando que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas para o fornecimento de energia, isso pode comprometer o crescimento e reparo dos tecidos musculares. Imagine o funcionamento de um carro sem gasolina/álcool, deste mesmo modo é o funcionamento do nosso corpo sem os carboidratos, devemos sempre manter o tanque cheio para que ele se mantenha em movimento.
Proteínas
As proteínas desenvolvem o papel de crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, como se fossem os tijolinhos de uma parede. Mas o seu excesso de consumo pode causar sobrecarga renal e hepática, para isso é fundamental uma consulta para orientações de um nutricionista.
Lipídios/gorduras
Os lipídios/gorduras, podem ser de origem animal ou vegetal, e são os principais fornecedores de energia, junto aos carboidratos. São responsáveis por proteger os órgãos de lesões, e são primordiais na absorção de algumas vitaminas. Mas o consumo em excesso pode acarretar danos cardiovasculares e deposição de gordura entre os orgãos vitais.
Classificação dos alimentos
Os alimentos são classificados segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira em quatro grupos de acordo com os níveis de processamento e tratamento a que são submetidos.
Alimentos in natura e minimamente processados: legumes, verduras e frutas ao natural e grãos, cereais e outros com processos sem alterações do alimento original;
Ingredientes culinários: óleos, gorduras, sal, açúcar usados para temperar e cozinhar alimentos;
Processados: alimentos em conserva, frutas em calda, queijos e pães feitos de farinha de trigo, leveduras;
Ultraprocessados: biscoitos, sorvetes, guloseimas em geral, sopas prontas, macarrão e temperos instantâneos, molhos prontos, salgadinhos, refrescos, refrigerantes;
O Guia recomenda aumentar o consumo diário de alimentos in natura, limitar os processados e evitar os ultraprocessados, para manter uma alimentação que possa te levar a uma qualidade de vida muito melhor.
Abaixo listamos alguns dos alimentos saudáveis de todas as categorias que podem fazer parte da sua rotina alimentar, para uma velhice saudável e tranquila:
Ovo
Brócolis
Espinafre
Rúcula
Couve
Cenoura
Cebola roxa crua
Edamame
Abacate
Melancia
Morango
Pêssego
Uva
Maçã
kiwi
laranja
limão
Feijão
Amendoim sem pele e sem sal
Azeite de oliva
Suco de uva 100% integral
Leite semidesnatado
Chá verde
Salmão
Atum
Arenque
Cavalinha
Sardinha
Chocolate 70%
Pão, massas e arroz integrais
E não se esqueça o básico bem feito todos os dias, trás para sua vida resultados extraordinários, acredite!