Dificuldade de emagrecer depois dos 40

Mudanças hormonais que iniciam, mudanças de humor, afazeres do dia a dia, casa, filhos, trabalho, estudo, e mais e mais ocupações que sobrecarregam qualquer um. Todos estes “obstáculos” podem estar aumentando a sua dificuldade de emagrecer depois dos 40 anos. Outro fator muito relevante é a taxa metabólica basal, que representa a quantidade de calorias que o corpo precisa para manter o peso a cada dia, e esta diminui com o passar do tempo. Então, se continuarmos a comer aos 40 o que comíamos aos 20 por exemplo, podemos ganhar peso, além das mudanças hormonais podendo aumentar também este ganho.

Mesmo se você sempre foi uma pessoa ativa, perder peso depois dos 40 anos pode parecer uma batalha um pouco mais difícil. Isso ocorre porque a composição corporal, o metabolismo e os hormônios mudam conforme vamos envelhecendo, e métodos de perda de peso que fazia a anos atrás podem não ser tão eficazes ou rápidos hoje em dia.

Imagem: Canva

O que deixa essa perda de peso mais difícil

Mesmo você sendo uma pessoa ativa, perder peso depois dos 40 anos pode parecer uma batalha um tanto quanto difícil. E isso é normal, porque a composição corporal, o metabolismo e os hormônios mudam conforme vamos envelhecendo, e métodos de perda de peso que fazia a anos atrás podem não ser tão eficazes ou rápidos hoje em dia.

Uma das principais razões pelas quais é difícil perder peso aos 40 anos é o início da perda de massa muscular, afetando a composição dos tecidos. O fato de ter uma quantidade maior de massa muscular faz com que aumente seu metabolismo, aumente o seu gasto calórico, então seu corpo queima mais gordura. Outro fator é a menopausa, e em muitos casos o período de transição para a menopausa pode iniciar aos 40, as alterações hormonais também podem dificultar a perda de peso.

Mas é claro que não será fácil perder peso, mas não é impossível. Basta acrescentar mudanças de hábitos, ajustes no seu dia a dia, que irão desempenhar um papel muito importante rumo ao objetivo principal, voltar a se sentir bem com o que vê em frente ao espelho.

Então, o que fazer?

Agora que sabemos o porque da dificuldade para perder peso, precisamos tomar atitudes para reverter esta situação. Para alavancar sua perda de peso, o maior foco deve ser o desenvolvimento de hábitos que ajudarão a construir ou manter sua massa muscular:

Não faça dietas restritivas
Dietas restritivas foram feitas para durar pouquíssimo tempo. Ex: como um procedimento para um exame. Ninguém consegue manter uma dieta restritiva, e quando retorna aos hábitos antigos, acaba consumindo muito mais calorias que antes da dieta radical, comendo quase que compulsoriamente.

Tenha uma alimentação com comida de verdade
Comida de verdade como arroz, feijão, frutas, verduras, legumes, carnes, devem ser o foco de sua alimentação diária. Recomenda-se consumir em torno de 20 a 30 gramas de proteína por refeição. A proteína protege a quebra de massa muscular, e uma dieta equilibrada irá trazer inúmeros benefícios sem contar na parte estética.

Reduza o consumo de açúcar
Ao adoçar o café utilizar adoçante stevia, trocar o refrigerante normal por zero açúcar, substituir o suco de pacotinho por suco natural, reduzir o número de vezes na semana o consumo de sobremesas/bolos, trocar o chocolate ao leite por chocolate 60% ou mais.

Tenha uma boa noite de sono
Dormir entre 7 a 8h por noite é um fator muito importante para a perda de peso, e muitas pessoas negligenciam este hábito. É durante o sono que produzimos por exemplo o hormônio GH responsável pelo crescimento muscular. E depois dos 40 anos, o que mais queremos é ganhar massa magra. Então, organize bem o seu dia para ter uma noite bem relaxante.

Beba bastante água
A água é um importante aliado na perda de peso, muitas vezes não entendemos os sinais do nosso corpo, e podemos confundir a sede com fome. Não espere sentir sede para beber água. Estipule metas de consumo de água diário, existem aplicativos de celular que podem auxiliar a lembrar a hora de tomar água, adote uma garrafinha de água e leve ela para onde você for.

Pratique atividade física regularmente
Com o passar dos anos, temos uma tendência a reduzir a regularidade e a intensidade dos exercícios físicos, o que torna mais difícil a tarefa de manter o peso ou emagrecer. Principalmente após os 40 é necessário incluir em sua rotina de treinamento exercícios com levantamento de peso, trabalhando os músculo e tornando mais difícil a perda de massa muscular. Músculos gastam mais energia que gordura, logo quanto mais músculos você tiver, mais fácil será emagrecer.

Se mesmo com estas mudanças você não estiver notando nenhuma diferença em seu corpo, seria importante marcar uma consulta com um nutricionista, para um acompanhamento exclusivo.